quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Frustrações (Ev. Marciel Gama)

Em abril de 2003 fui surpreendido por uma enfermidade muito grave, polirradiculoneurite aguda, essa enfermidade tirou todos os movimentos dos meus membros inferiores, minhas pernas ficaram paralisadas. Lembro-me de que após ter saído do hospital, não me conformava com o fato de não conseguir andar, meu estado era grave, não conseguia mover as pernas, por mais que tentasse, parecia, que todos os meus esforços eram debalde. Certa vez estava confiante de que ia conseguir andar, levantei do sofá se apoiando nas paredes, porém, não pude ter nenhum controle sobre as pernas, e o resultado foi um tombo daqueles! Ao sentar novamente no sofá ajudado pelo os meus pais, fui nocauteado por um sentimento horrífico, uma grande decepção. A priori eu achava que iria resolver aquele problema rapidamente, mas não podia, aquela enfermidade era mais séria do que tinha imaginado. Ao analisar os dados sobre a doença que me afetara, descobri que a polirradiculoneurite que também é conhecida como Síndrome de Guillain-Barré tem uma incidência calculada de uma pessoa para cada cem mil pessoas. Confesso que quando soube que essa enfermidade era raríssima, tive uma frustração muito grande comigo mesmo, e em si com a minha própria vida. Pensei desta forma: Justo eu? “Entre cem mil pessoas, logo eu fui atingido”.
A decepção muitas vezes chega sorrateiramente através de alguma situação ruim que passamos, ou quem sabe, há pessoas que passam por uma vida inteira de decepções. Havia um homem em Jerusalém que era paralítico e sofria com essa enfermidade a trinta e oito anos, um homem que podemos identificar algumas frustrações na sua vida.
A primeira frustração que observo na vida desse paralítico, era a decepção com o lugar onde estava. O lugar onde o paralítico ficava se chamava Betesda, “casa de misericórdia”, um lugar onde as pessoas iam buscar cura divina, lugar de milagres. Segundo as tradições, naquele recinto de tempo em tempo descia um anjo dos céus e agitava as águas do tanque de Betesda e o primeiro que banhasse nas águas após elas serem agitadas, era curado de qualquer enfermidade que tivesse, porém, já fazia bastante tempo que o paralítico estava ali, e apesar de ver as pessoas recebendo a cura, ele não recebia nada, pois, não lograva descer e banhar nas águas a tempo de receber o milagre, sempre vinha alguém em sua frente e era sarado antes dele. Note que o pobre homem estava no lugar certo para alcançar as dádivas de Deus, porem, não conseguia nada, quantas vezes alguém passa por decepções assim, esta na empresa certa, onde as pessoas crescem financeiramente, mas, ele não consegue isso, faz parte de alguma comunidade, ou de alguma igreja, onde as pessoas dão testemunhos de bênçãos que sempre recebem, todavia, ele nunca tem nada pra dizer, ou testemunhar. Se você sofre esse tipo de frustração, Calma! Analise se a Igreja ou a comunidade onde você freqüenta adota uma doutrina sadia, e leva a sério a palavra de Deus, não fique mudando de Igreja ou comunidade varias vezes, espere com paciência e fé, vai chegar a hora que o Senhor Deus te visitará ai mesmo. Tem o tempo certo de Deus agir. Não deixe a sua fé desfalecer.
Outra frustração que podemos identificar na vida desse paralítico, era a decepção com as pessoas. Jesus lhe perguntou se queria ficar curado, o paralítico respondeu à Cristo que não havia ninguém ali que lhe prestasse ajuda, quando precisava, sempre as pessoas o deixava sozinho. Nesta queixa o pobre deficiente físico denuncia a falta de humanidade nas pessoas, quais negavam auxilio a ele na hora da angustia, não tinha nenhum amigo consigo, para dar uma forcinha pra descer ao tanque antes dos outros que precisavam se banhar nas águas milagrosas também, e receber a sua cura, não estava ali nenhum dos seus parentes, ninguém da família estava presente para lhe ajudar no momento que ele necessitava tanto. O paralítico sempre estava só.
Aquele homem podia ter passado por diversas decepções, porém, quando Cristo o encontrou, a sua vida foi mudada. De forma sobrenatural Jesus o sarou, demonstrando que se preocupava com ele, apesar de que todos tinham o deixado. Uma lição de suma importância pode ser aprendida com esse episódio: todos podem te abandonar e te decepcionar, mas Cristo nunca te decepciona.

Marciel Gama (Ministro do Evangelho na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, professor de teologia no IBADEP, bacharel em administração de empresas) www.evangelistamarcielgama.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário